Música contribui no aprendizado e desenvolvimento cognitivo de crianças

icone-whatsapp
Agência Assembleia
14/03/2022 17h22 - Atualizado em 07/04/2022 13h29

Fonte: TV Assembleia

A música é uma linguagem universal e participa da história desde as primeiras civilizações. Seja para dançar, relaxar, animar ou até chorar, a música estimula as emoções e estudos apontam que influência diretamente no processo de aprendizado de crianças, exercendo um papel fundamental em seu desenvolvimento cognitivo e motor.

De acordo com George Campos, educador musical, a musicalização é um poderoso instrumento de desenvolvimento para a criança. “O treinamento musical precoce auxilia as atividades perceptivas das crianças, fazendo com que eles processem os sons, tentem se expressar melhor e desenvolvam a fala mais rápido e de forma correta”, afirmou.

Além de despertar a sensibilidade, a música desenvolve qualidades preciosas como a concentração, a coordenação motora, sociabilização, audição, destreza do raciocínio, disciplina pessoal, equilíbrio emocional e inúmeros outros atributos.

George Campos ressaltou que é importante que a música não seja vista só para o prazer e o lúdico, mas sim como uma arte modificadora do cérebro. “A música, de forma geral, ativa várias áreas do cérebro que estão relacionadas com a cognição social e facilitação das respostas sensoriais, que é chamada empatia. Despertando o sentido de pertencimento, o vínculo, tato, e áreas que estão relacionadas com a sincronicidade do movimento”, destacou.

Segundo a psicóloga, Monique Baima Guterres, a musicoterapia é um campo que realiza intervenções terapêuticas por meio de sons e instrumentos musicais para trabalhar questões psíquicas e sociais.

“A musicoterapia funciona como tratamento clínico que fornece bem-estar e qualidade de vida. No contexto de psicoterapia infantil, ela auxilia no tratamento e intervenção, promovendo desenvolvimento de crianças em tratamento clínico ou no acompanhamento psicoeducacional”, apontou Monique Baima.

Monique Baima Guterres, disse ainda, que através da música a criança consegue uma forma de expressar seus sentimentos, traz consigo a possibilidade de exteriorizar as alegrias, as tristezas e as emoções mais profundas que as palavras não são capazes de externar.

“A educação musical necessita ponderar que o ensino e a aprendizagem de música não ocorram apenas na sala de aula, mas em contextos mais amplos. Por isso, o educador deve refletir no que a educação musical pode ajudar no cotidiano dos alunos”, concluiu.

 

 


Banner