Campanha Março Azul-marinho alertará sobre riscos do câncer colorretal

icone-whatsapp
Agência Assembleia
15/03/2022 13h17 - Atualizado em 07/04/2022 13h22

Fonte: TV Assembleia

A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed) lançou, em todo o território nacional, a campanha Março Azul-marinho, com o objetivo de incentivar o diagnóstico e tratamento precoce contra o câncer colorretal. A doença, que atinge o intestino grosso e o reto, corresponde a um dos tumores malignos mais letais e mais frequentes no mundo.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima mais de 41 mil novos casos de câncer de cólon e reto para cada ano do triênio 2020-2022. Esse é o segundo tipo mais frequente de câncer entre os homens, perdendo apenas para o câncer de próstata. A prevenção pode ser feita através de uma rotina saudável, com dieta equilibrada, prática de exercícios físicos e controle do peso.

“A população deve ficar atenta aos fatores de risco desse tipo de câncer, como, por exemplo, o sedentarismo, a obesidade, o consumo excessivo de carne vermelha e a diabetes tipo 2. O consumo de álcool e o tabagismo também são hábitos que podem desencadear complicações no intestino grosso” afirmou o médico coloproctologista Dr. Flávio Santos.

A pessoa que apresentar sangramento anal, fezes com sangue ou de coloração escura devem ficar atentas. Outros possíveis sintomas de câncer colorretal são desconforto com gases intestinais, cólicas, diarreias, prisão de ventre, dor na região anal, perda de peso sem razão aparente e resultado de exame de sangue que indique suspeita de perda crônica de sangue.

O câncer de cólon e reto, segundo o Dr. Flávio Santos, é diagnosticado principalmente por meio de um exame chamado colonoscopia. “É fundamental buscar atendimento médico assim que surgirem os sintomas. Pessoas com idade acima de 50 anos ou com histórico familiar de incidência de doenças no intestino grosso devem realizar exames regularmente”, ressaltou.


Banner