Fecomércio-MA registra melhora nas intenções de consumo no início de 2022

icone-whatsapp
Agência Assembleia
15/03/2022 13h19 - Atualizado em 07/04/2022 13h21

Fonte: TV Assembleia

O ano de 2022 iniciou com mais uma alta nas intenções de consumo em São Luís, segundo a Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA), em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC).

De acordo com o levantamento, a intenção subiu mais um degrau e fechou janeiro com 74,2 pontos. Na passagem mensal, a alta na perspectiva para a realização de compras entre as famílias ludovicenses foi discreta, de +0,67%, em relação ao apurado em dezembro de 2021.

O economista Wilson França afirmou que, normalmente, janeiro é considerado um mês mais “apertado” para realização de compras, dado o aumento do consumo em dezembro. “Esse aumento limita parte da renda de janeiro para quitar os gastos realizados no período natalino. Outro ponto é são as compras de materiais escolares, reduzindo o gasto em outros segmentos”.

No comparativo com o mesmo período do ano passado, a ICF registrou uma melhora bem maior, com +36,65% de crescimento em 12 meses. O dado é reflexo do processo de retomada da atividade econômica que permitiu impulsionar a economia local, mesmo com aumento do número de casos da Covid-19 com variante Ômicron, nas últimas semanas de 2021.


Banner