Cartórios registram alta no números de óbitos no Maranhão

icone-whatsapp
Agência Assembleia
15/03/2022 15h21 - Atualizado em 07/04/2022 13h18

Fonte: TV Assembleia

De acordo com a Associação de Registradores de Pessoas Naturais do Maranhão (ARPEN-MA), no mês de janeiro de 2022 foram registrados 2.754 óbitos, equivalente a 14,52% a mais do que o mesmo mês de 2021. Embora tenha gerado esse aumento de óbitos no estado, houve uma diminuição esperançosa nas mortes causadas pela Covid-19.

Devanir Garcia, Presidente ARPEN-MA, informou que outro dado observado pelos números de óbitos registrados, está relacionado o crescimento de mortes por doenças do coração.

 “Tivemos um aumento de 27% em óbitos de AVC, Infarto 11% e Causas Cardiovasculas Inespecíficas 16%. Apesar aumento de óbitos, houve uma diminuição nas mortes por Covid-19, mesmo com as variantes, em especial da ômicron. Esperamos que essa diminuição, mesmo que imperceptível, continue acontecendo e que os registros históricos sejam outros daqui algum tempo”, destacou.

O médico Serafim Júnior explica o aumento de óbitos em pacientes com doenças cardiovasculares.

“A prevenção e o tratamento de doenças cardiovasculares foram significamente impactados pela pandemia, as pessoas fugiram dos hospitais com medo de se contaminar com a covid e relaxaram ou abandonaram o tratamento. Essa interrupção afetou a progressão dos tratamentos, assim como prejudicou os avanços que foram conquistados e consequentemente os levaram a óbito”, explicou.


Banner