Agricultura familiar é fonte de renda nos municípios da Ilha

Agência Assembleia
16/03/2022 10h52 - Atualizado em 07/04/2022 13h17

Fonte: TV Assembleia

No povoado Iguaíba, em Paço do Lumiar, 80% da população vivem da plantação de frutas e hortaliças. Marcos Nunes é neto e filho e de agricultores familiares, cresceu em meio a lavoura e, hoje, ele administra a maior parte da plantação de frutas e hortaliças da família, no povoado da região metropolitana de São Luís.

Do plantio, tira o sustento da casa. “Meus pais sempre foram agricultores e eu nasci e me criei nesse mundo”, ressalta Marcos Nunes.

A agricultura familiar, forma de cultivo de terra que é administrada por produtores de uma mesma família, é a principal fonte de renda das comunidades situadas nas zonas rurais dos municípios da Ilha de São Luís.

E os agricultores recebem assistência técnica para o manejo agrícola. “A gente busca levar informações para que eles tenham uma melhor eficiência na sua produção, uma rentabilidade melhor, porque a gente quer que a atividade tenha retorno econômico para as famílias e gerem qualidade de vida”, afirma a engenheira agrônoma Danúbia Dadalto, que trabalha na área.

A mãe de Marcos, dona Júlia Nunes, trabalha na lavoura há mais de 30 anos e hoje é secretária municipal de Agricultura de Paço do Lumiar. Por sua experiência, conhece a realidade dos agricultores da região. “Na comunidade de Iguaíba, eu posso afirmar, que 70% a 80% são agricultores e sobrevivem unicamente da atividade”, diz ela.

Boa parte do que é produzido no município é vendido nas feiras livres organizadas pela Prefeitura em bairros de São Luís. Outra parte da produção é destinada, por meio de parceria com os municípios, para a merenda escolar.

“Agricultura familiar é segurança alimentar”, afirma a funcionário pública Olga Teixeira, que compriou verduras na banca do agricultor Marcos Nunes, que tem renda mensal de três salários mínimos com a venda da produção.