Cartão SUS agiliza atendimento na rede pública de saúde

icone-whatsapp
Agência Assembleia
16/03/2022 11h01 - Atualizado em 07/04/2022 13h16

Fonte: TV Assembleia

A Constituição Federal afirma que a saúde é um direito de todos e dever do Estado. Para atender o que preconiza a Carta Magna, o Brasil adotou o Sistema Único de Saúde (SUS), considerados um dos maiores sistemas geridos pelo governo do mundo. Gratuito, garante acesso integral, universal e igualitário à população brasileira, do simples atendimento ambulatorial aos transplantes de órgãos.

E esse sistema gigantesco, que atende milhões de pessoas, precisa de um instrumento que identifique cada usuário. É o Cartão SUS, que deve ser apresentado para se obter atendimento em qualquer unidade pública de saúde do país.

“O Cartão SUS é indispensável para a porta de entrada do usuário no Sistema Único. Ele é a identidade do paciente em qualquer modalidade de assistência à saúde”, detalha Adriana Mota, superintendente de Ações e Saúde do Município de São Luís.

O SUS oferece um aplicativo e um site onde todas as informações podem ser verificadas a qualquer momento. No cartão, estão todas as datas e locais onde o paciente recebeu atendimento, quais os serviços prestados, por qual profissional e quais os procedimentos realizados.

Os usuários reconhecem a importância de ter o cartão. “Ao longo desses 10 anos que tenho o Cartão SUS, eu utilizei ele para marcação de consulta, para exames, tanto no setor público como agora no privado, que também é solicitado o instrumento”, afirma o técnico em Informática Jorge Santos.

Para emissão do Cartão SUS, é preciso apresentar RG, CPF, Certidão de Nascimento ou de Casamento - em alguns municípios, é solicitado comprovante de residência. Para obter o cartão, basta se cadastrar no site do SUS.

Vale ressaltar que o Governo Federal reforça que ninguém deixará de receber atendimento na rede de saúde por não ter o Cartão SUS.


Banner