Censo Carcerário mapeia dados do sistema carcerário de São Luís

icone-whatsapp
Agência Assembleia
16/03/2022 11h13 - Atualizado em 07/04/2022 13h16

Fonte: TV Assembleia

O Censo Carcerário mapeou as entradas no sistema prisional da Ilha de São Luís durante dois anos, entre julho de 2019 e junho de 2021. Segundo o levantamento, 3. 962 foram privadas de liberdade nos quatro municípios da região metropolitana da capital.

Os dados foram coletados pela Defensoria Pública do Estado, em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Segundo o levantamento, 43,8% são pessoas presas pela primeira vez.

“O que chamou atenção foi esse alto índice, quase 50% das pessoas que nós monitoramos tinham tido a primeira entrada no sistema prisional, e por crimes com não violência ou grave ameaça”, destaca o defensor público Bruno Dixon Maciel.

O Núcleo de Execução Penal da Defensoria Pública do Estado do Maranhão identificou ainda que 3.541 dos presos são provisórios e 421 são detentos sentenciados. As mulheres representam 67% das prisões, sendo que 46% são oriundas do interior do estado.

De acordo com a advogada e presidente da Comissão de Política Carcerária da OAB-MA, Carol Carvalho, esses percentuais altos relacionados às mulheres podem ser por causa da prisão de companheiros, sendo elas obrigada a entrar para a criminalidade.

“Infelizmente, a maioria das mulheres é presa porque são obrigadas a assumir a responsabilidade do companheiro, esposo, principalmente no tráfico de drogas”, observa ela.


Banner