Depressão na infância pode ser prevenida

icone-whatsapp
16/03/2022 11h14 - Atualizado em 07/04/2022 13h15

Fonte: TV Assembleia

Até os seis, sete anos, as crianças mantêm a fase do pensamento mágico, onde tudo é novo e não envolve uma emoção especial. Mas, os sintomas depressão já podem existir nessa etapa da vida infantil e os sinais da doença são bem diferentes dos apresentados pelos adultos.

Por isso, é importante ficar atento a alguns sintomas, como rosto triste; olhos sem brilho; corpo caído e frágil, como se estivesse sempre cansado e olhando o vazio; falta de vontade de brincar sozinha ou com outras crianças; muita solonência; cansaço constante e birras sem razão aparente.

Estatísticas mostram que o índice de depressão infantil no Brasil varia entre 0,2% a 7,5% para crianças e adolescentes abaixo de 14 anos. Na idade pré-escolar a ocorrência é menor do que na fase próxima da adolescência.

O problema foi agravado pela pandemia. Segundo estudo da Universidade de São Paulo (USP), uma em cada quatro adolescentes e crianças apresentaram sinais de depressão e ansiedade nesse período pandêmico.

Para enfrentar essa situação, segundo especialistas, é preciso investir na prevenção, criar redes de apoio a pessoas que não conhecem a doença ou têm preconceito.

No Maranhão, o Ministério Público Estadual, por meio do projeto Rede do Bem, tem ofertado auxílio a quem precisa de cuidados, principalmente em tempos de pandemia em escolas da capital. “Nós alertamos, mostramos aos professores, para os pais, quais os sinais de alerta, onde procurar ajuda, porque todo esse problema pode ser prevenido”, observa a promotora de Justiça Cristiane Lago, sobre a iniciativa.

 

 


Banner