Dinossauros desperta interesse em São Luís

Agência Assembleia
16/03/2022 11h15 - Atualizado em 07/04/2022 13h15

Fonte: TV Assembleia

Se você gosta de saber mais sobre os primórdios do nosso planeta, alguns dos fragmentos de dinossauros encontrados no Maranhão estão no Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão (CPHNAMA), situado à Rua do Giz, na Praia Grande.

“Nós organizamos uma exposição auto explicativa e onde colocamos os fosseis em redomas de vidro, como forma de proteção. Mas, como as crianças e também os adultos têm curiosidade de tocar, para saber a textura, nós colocamos duas peças abertas para eles manusearem, seja um osso de dinossauro ou um pedaço de vegetal”, detalha Agostinha Araújo, paleontóloga do espaço.

“Também temos as réplicas, que é uma arte do paleoartista”, complementa ela. Vale destacar que, no Brasil, uma das descobertas de fóssil mais recentes foi a de um possível Titanossauro na cidade de Davinópolis, no Maranhão.

E o interesse que esses bichos do passado despertam é grande. O objeto de estudo de pesquisadores virou a paixão do garoto Efraim Braga, de 6 anos, que é encantado por tudo que diz respeito aos dinossauros. A paixão é traduzida, na roupa, no calçado e, claro, nos brinquedos.

Tudo começou quando ele tinha três anos e, hoje, ele pesquisa tudo sobre os animais pré-históricos. “Os dinossauros são carnívoros e herbívoros e são muito legais”, resume. “Ele acaba contagiando a família toda”, afirma a mãe, Janaína Braga, que é pedagoga.

A paleontóloga Agostinha Araújo destaca que o interesse que os dinossauros despertam na criançada é bastante saudável e ajuda no desenvolvimento. “Desperta o interesse pela pesquisa e estimula eles a estudarem. Até facilita a aprendizagem”, observa ela.