Especialistas defendem a educação inclusiva

icone-whatsapp
Agência Assembleia
16/03/2022 11h16 - Atualizado em 07/04/2022 13h14

Fonte: TV Assembleia

A inclusão social tem um papel importante no desenvolvimento socioemocional e psicológico de estudantes com deficiência. Na sala de aula ou na hora da recreação, esses alunos têm a oportunidade de construir laços fora da família.

A inclusão de alunos com deficiência em escolas das redes pública e particular é defendida por especialistas. “A forma de aprender é diferente, a forma de ensinar, de brincar, de conviver. Então tudo isso é um leque de informações, de bagagem positiva que nossas crianças recebem com essa inclusão, nessa convivência”, afirma Alana Karen, gestora de escola em São Luís.

Os pais também aprovam a iniciativa. “Ela gosta de vir para a escola, e claro que dentro do conteúdo pedagógico tem que ser feitas adaptações, de acordo com as necessidades dela”, observa Djenane Azevedo, mãe da Maria Fernanda, de cinco anos, que tem síndrome de Down.

“Nessa troca, todo mundo ganha, não existe nesse convívio nenhum tipo de prejuízo. Muito pelo contrário, só tem ganhos”, assegura a gestora Alana Karen.

Em São Luís, a Apae desenvolve projeto que trata sobre o desenvolvimento e a inclusão escolar para crianças e adolescentes. Claudio e Alice Carvalho são pais de Ellina e relatam que tiveram dificuldade para inserir a menina na escola, uma busca incansável já que ela precisava se desenvolver intelectualmente.

“Quando ela chegou na idade escolar, nós tentamos colocá-la em escolas seriadas, mas notávamos que, por mais as professoras se esforçassem, a metodologia e o fato de ter muitas outras crianças na sala, não permitia que ela recebesse a atenção necessária para desenvolver”, afirma o pai.

“Depois que a gente conseguiu essa vaga, dá para notar a evolução dela, com a ajuda dos professores, da coordenação da Apae, e com as atividades extracurriculares que a instituição oferece, como fonoaudiologia, terapia ocupacional, ela teve uma evolução maravilhosa”, relata a mamãe Alice.

 


Banner