O Enem e as modalidades de acesso à universidade

icone-whatsapp
Agência Assembleia
16/03/2022 11h23 - Atualizado em 07/04/2022 13h14

Fonte: TV Assembleia

Estudantes do país passam o ano se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É que a nota do certame, além de garantir vaga direta em uma universidade pública, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), é pré-requisito para acessar outras iniciativas federais, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

“São três formas que o estudante pode escolher para ingressar no ensino superior, todas garantidas pela nota do Enem”, observa a coordenadora de Cursos da Faculdade Santa Terezinha, Nájala Borges.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a forma mais comum de ingresso na universidade. Para se inscrever, o candidato precisa ter feito o Enem do ano anterior e ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula. Os estudantes com as melhores notas, podem se inscrever nos cursos.

O Programa Universidade para Todos (ProUni) consiste em bolsas, tanto integrais quanto parciais, sendo cada modalidade ligada a critérios específicos. Para ter acesso, é necessário ter feito o Enem, ter tirado nota acima de 450 pontos, não ter zerado a redação e não ser treineiro (fez prova só para treinar). Além disso, a renda familiar deve ser de até 1,5 salário por pessoa.

Já o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um crédito para o universitário durante o período dos estudos. O candidato deve ter renda familiar de até três salários mínimos. O pagamento da dívida se inicia só após a conclusão do curso.

O primeiro passo, caso você queira usar uma desses meios de acesso, é conhecer a instituição onde quer estudar, para saber se aceita a modalidade ou não. No mais, é se debruçar sobre os estudos.

 


Banner