Saiba mais sobre como prevenir o esgotamento mental

icone-whatsapp
Agência Assembleia
16/03/2022 11h26 - Atualizado em 07/04/2022 13h13

Fonte: TV Assembleia

Já imaginou ter um trabalho que não te faz feliz? A pandemia acirrou as reclamações sobre sobrecarga no trabalho. Depois do novo coronavírus, essa carga parece ter ficado mais pesada. Cobranças excessivas, envolvimento emocional e desgaste físico podem causar problemas psicológicos, como ansiedade, estresse e até depressão.

É preciso estar atento a alguns sinais. “O isolamento; o afastamento de atividades que antes a pessoa fazia; a questão do sono, quando ela expressa que não tem dormido bem; o uso abusivo de algumas substâncias, como o álcool; o desinteresse por atividades do dia a dia, inclusive de manter os hábitos de higiene. São alguns sinais que podem dizer que algo não está correto e que essa pessoa precisa de ajuda profissional”, enumera a psicóloga Flávia Uchoa.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), transtornos mentais e comportamentais estão entre as principais causas de muitas pessoas estarem faltando ao trabalho no mundo. Diante desse cenário, respeitar o limite de atividade no ambiente de trabalho é essencial para evitar o esgotamento emocional.

Por conta disso, campanhas têm sido realizadas para alertar a população sobre a importância de combater o problema e valorizar a vida. Na Assembleia Legislativa, não é diferente. São ações simples, mas que podem impactar na vida dos trabalhadores.

“Precisamos trazer para o local de trabalho, e para nossa vida, a importância do cuidado, da prevenção com a saúde emocional. No geral, as pessoas têm o costume de apenas tratar, mas existe prevenção em saúde mental. É preciso destacar que o autocuidado de ser de todo dia”, observa Melina Sá, diretora de Saúde e Medicina Ocupacional da Assembleia.

“Tive uma sequência de problemas familiares, estruturais, financeiros. Mas, graças a Deus hoje estamos aqui tendo apoio médico e hoje vivo me recuperando, me reconhecendo mais”, relata o funcionário Enoque Fonseca.


Banner