Leitura estimula o cérebro a permanecer ativo

icone-whatsapp
16/03/2022 11h27 - Atualizado em 07/04/2022 13h13

Fonte: TV Assembleia

A leitura estimula a imaginação, a criatividade, a memória e nos ajuda a expressar melhor os nossos sentimentos, nos aproxima da compreensão do mundo e do autoconhecimento que melhora o vocabulário, a escrita e a capacidade de escutar. 

A plasticidade neuronal, ou neural, é um fenômeno que ocorre no sistema nervoso, onde alguns neurônios nascem, alguns mudam o padrão de ramificação e outros, morrem. É um processo constante no cérebro e muito estimulado pela leitura.

“Um exemplo: estamos lendo um livro, quando a gente termina esse livro, essas áreas continuam ativadas. Então, a forma dos neurônios se comunicarem continuam ativas, e vão ser importantes para que o cérebro continue ativo”, atesta a médica neurologista Cristiane Fiquene Conti.

Frequentar a biblioteca ou mesmo ler em casa é muito bem-vindo. O hábito da leitura deve ser incentivado desde cedo. “É importante desenvolver esse hábito desde a primeira infância, incentivando as crianças a lerem, a pegarem o livro, mesmo que ainda não saibam decodificar a leitura”, declara Neuza Ribeiro, gestora de biblioteca.

Quem foi estimulado, vive momentos de prazer ao abrir um livro. “Aprendi a falar melhor, melhorou meu vocabulário. Foi algo que mudou bastante a minha vida e vai continuar mudando”, diz Nicolas dos Santos, estudante.

“O que nós vemos na literatura médica é que a doença de Althzimer tinha uma predileção, acontece mais rápido em pessoas analfabetas”, afirma a médica neurologista Cristiane Fiquene Conti, reforçando a importância da leitura


Banner