Morada das Artes abriga produções artísticas e cursos

icone-whatsapp
Agência Assembleia
16/03/2022 11h28 - Atualizado em 07/04/2022 13h12

Fonte: TV Assembleia

No coração do Centro Histórico de São Luís existe um recanto que abriga as artes que falam de nossa história. A Morada das Artes é um prédio secular, que data de 1883. No princípio, o local servia como depósito de mercadorias que chegavam pelo cais da cidade.

O artista e morador do casarão, Eduardo Sereno, conta um pouco dessa trajetória. “No prédio, funcionavam armazéns. Aqui, na rua do Trapiche, tinha os ancoradouros e existia um forte comércio. No ano de 2000, foi inaugurada a Morada das Artes, como o objetivo de buscar os artistas dentro da questão profissional, e nós fomos selecionados para mostrar ao mundo o que é arte maranhense”, relata.

Atualmente, o casarão abriga artistas de diversos segmentos. As obras estão distribuídas por todos os cantos do lugar, incluindo desenhos, pinturas e esculturas.

Uma coleção de bustos, por exemplo, homenageia personalidades brasileiras, como o educador renomado Paulo Freire, os poetas Sousândrade e Gonçalves Dias e a matriarca Ana Jansen, que virou lenda.

Na Morada das Artes também é possível aprender técnicas de pintura e de desenho. Os artistas moradores são os professores. As aulas são voltadas a pessoas de todas as idades.

Wiliam Martins pinta há 30 anos e há 20 vive na Morada das Artes, onde além de expor seu trabalho, divide conhecimento. “Muito boa essa iniciativa de criar esse espaço que permite o convívio de artistas de vários estilos”, diz

Os alunos são os amis diversos, mas todos muito aplicados. “Fazer quadros didáticos de Física, envolvendo vários assuntos, trabalhei com os alunos no sistema online, relacionando os temas que estou pintando com os assuntos das aulas”, declara o professor de Física, Fabio Sales.

 


Banner