Veja como prevenir das Lesões por Esforço Repetitivo

icone-whatsapp
Agência Assembleia
16/03/2022 11h29 - Atualizado em 07/04/2022 13h12

Fonte: TV Assembleia

Além da má postura, é preciso ter cuidado com os movimentos repetitivos. E usar muito o celular também provoca dores nas articulações. São as famosas Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou em outros casos, Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

Há ainda quem sofre com as bursites, lombalgia e outras dores que prejudicam muito a produtividade. “As entorses são bastante comuns, principalmente nas mulheres, assim como as cervicalgias e lesão no braço”, afirma a fisioterapeuta da Assembleia Legislativa, Nayana Mousinho.

Gilson Boas Santos vende chocolate no Centro de São Luís, passa o dia caminhando atrás de clientes e quando ele para, claro, sente aquela dor que incomoda muito. “A bolsa que carrego também pesa e faz doer ainda mais a coluna. O certo é ficar com a postura reta”, diz ele.

Segundo o INSS, a dor nas costas é um dos motivos que mais afasta trabalhadores brasileiros dos seus postos de trabalho. Cerca de 80% da população mundial apresenta algum episódio de dor lombar, pelo menos uma vez na vida.

Com o home office, adotado por causa da pandemia de Covid-19, houve aumento no uso das telas. O celular é, novamente, um dos vilões da má postura.

“Estudos recentes mostram que, quanto maior a flexão da coluna cervical, maior a tensão na musculatura do pescoço. Isso gera dor e desconforto e está relacionado, geralmente, a permanência por longos períodos nessa posição. Pacientes que têm dores prolongadas e sem melhora com medidas simples, necessitam de avaliação médica ortopédica para poder identificar a causa e partir para o tratamento mais adequado”, assinala o ortopedista Alexandre Seabra.

Alongamento e fisioterapia são recomendados. O acompanhamento de especialista também é fundamental para o tratamento.


Banner