Programa ‘Nosso Centro’ estimula instalação de empresas no Centro de São Luís

icone-whatsapp
Agência Assembleia
16/03/2022 11h50 - Atualizado em 07/04/2022 13h10

Fonte: TV Assembleia

São Luís possui um conjunto arquitetônico com aproximadamente 4 mil imóveis remanescentes dos séculos XVII, XVIII e XIX. Esse Cenário fascina maranhenses e turistas pela memória viva dos antigos casarões e sobrados.

Para preservar esse rico acervo localizado no Centro Histórico de São Luís, secretárias e órgãos do Governo do Maranhão criou o programa ‘Nosso Centro’ que viabiliza obras de reforma e revitalização de edificações e logradouros da região secular.

A iniciativa tem por objetivo tornar o Centro Histórico referência em renovação e desenvolvimento sustentável, preservando seu valor histórico e cultural ao mesmo tempo em que promove o Centro da cidade de São Luís como espaço democrático.

Dentro do programa está a ação ‘Adote um casarão’ no qual promove o fomento do empreendedorismo local e ocupar imóveis públicos subocupados com atividades que promovam o desenvolvimento sustentável, aliando a preservação do patrimônio histórico.

Adote um Casarão é um programa do governo do estado que disponibiliza, por meio de editais, imóveis do Centro Histórico, que estejam sendo subutilizados ou estejam desocupados.

Podem participar do programa empresas, grupos culturais, entre outras instituições que, em contrapartida, devem revitalizar e manter o imóvel e fazer uso, exclusivo, para as atividades indicadas no contrato. O tempo de uso por parte do adotante varia de acordo com o edital e atividade proposta, mas, em geral é de 15 anos.  

Pessoas físicas ou jurídicas podem participar, individualmente, em consórcio, desde que tenham seus representantes legalmente reconhecidos. Para ter acesso a ação é preciso elaborar uma proposta contendo informações sobre objetivos, justificativa, o prazo pretendido, descrever as atividades a serem desenvolvidas no imóvel e a viabilidade técnica em harmonia com os requisitos do edital.

O programa, até o momento, já cedeu 14 imóveis para empresas e organizações montarem suas atividades e investimentos de forma segura. Três dessas obras já foram concluídas e onze serão finalizadas ainda este ano, gerando empregos e atraindo clientes para a área central da capital maranhense.

 


Banner