Idosos são vítimas de violência

Agência Assembleia
17/03/2022 10h17 - Atualizado em 07/04/2022 13h01

Fonte: TV Assembleia

Desde 2003, o Estatuto do Idoso defende os direitos de quem já viveu muito e requer maiores cuidados, principalmente com a saúde. Dados do Disque 100, revelam que só no primeiro semestre de 2021, quase 34 mil idosos sofreram algum tipo de violação. A violência contra esse segmento tem aumentado no país. Por isso, as instituições têm se reunido em uma rede de proteção de direitos dos idosos.

Segundo a Defensoria Pública do Estado, de janeiro a março de 2020, por exemplo, foram registrados mais de 250 casos de violação de direitos de idosos.

“A violência é uma realidade na vida de muitos idosos no nosso país e no nosso estado. A Defensoria tem trabalho o enfrentamento à violência a essa população tão esquecida e tão presente no cotidiano de todos nós”, afirma Izabel Lopizic, coordenadora do Centro Integrado de Proteção à Pessoa Idosa do Maranhão.

Mas, há exemplos de quem ama e também cuida. A assistente social Roseli Ribeiro Vieira, filha de seu Ribamar, sabe que é um privilégio cuidar do pai. Ela e toda família.

“Nós cuidamos dele com muito amor, muito cuidado. Ele sabe que, para a gente, ele não é uma atividade, mas um privilégio ter o nosso pai conosco. Ele faz atividade física todos os dias, gosta de sair. A gente sempre procurar proporcionar ao papai aquilo que ele proporcionou para a gente”, afirma ela.

Ele agradece e espera aproveitar muito esses cuidados. “Sempre tem tempo para se apresentar mais, e sempre aprender com mais eficiência. É preciso ocupar a mente, que é como se fosse uma vertente de um rio, para que a água siga afluindo”, diz o aposentado Ribamar Ribeiro.