Manguezais são degradados na Ilha de São Luís

Agência Assembleia
17/03/2022 10h19 - Atualizado em 07/04/2022 13h01

Fonte: TV Assembleia

O Maranhão possui a maior floresta de manguezais do país e esse ecossistema tem uma grande importância para o meio ambiente. Garante o equilíbrio ecológico favorável ao desenvolvimento de plantas, aves, peixes e crustáceos, principalmente no período da reprodução.

Mas, a exploração ilegal de madeira de mangue, especialmente para a produção de carvão, vem causando um grande dano à natureza.

Os manguezais são áreas protegidas pelo Código Florestal Brasileiro, o que torna expressamente proibido o desmate à exceção quando é para fins de utilidade pública.

“Os manguezais, para os maranhenses, têm uma expressiva importância social, econômica e cultural. Para se ter uma ideia, nós já registramos 35 mil hectares de manguezais na Ilha de São Luís há alguns anos. Hoje em dia, nós temos 18 mil hectares, uma perda de quase a metade dos manguezais da Ilha”, observa Andreia Azevedo, bióloga e professora da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Um detalhe que não pode ser esquecido é que, comprar carvão feito com madeira de mangue é crime, pois quem adquire o produto financia a degradação ambiental e contribui para o surgimento de diversos problemas socioambientais.

“A gente vem orientando as pessoas para que não façam isso, que não consumam esse tio de material, porque, além de fomentar a destruição do ecossistema manguezal, ela ainda adquire um produto de baixa qualidade”, alerta Izabel Camizão, analista ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Sema).