Mulheres plus size revolucionam mercado de moda

icone-whatsapp
Agência Assembleia
17/03/2022 10h20 - Atualizado em 07/04/2022 13h00

Fonte: TV Assembleia

Os padrões de beleza estão mudando. Prova disso é que já existem em São Luís lojas preparadas para vender modelos em todos os tamanhos, inclusive o plus size. Os modelos maiores fazem o maior sucesso nas redes sociais. Isso é um reflexo de mudanças que estão alcançando mulheres mais cheinhas em todo o país.

Desde a infância, a professora de ballet Belle Serra sonhava em dançar, mas logo descobriu que não se encaixava nos padrões estéticos do ballet, como o corpo esguio, silhueta sem curvas, mas a dança estava na alma e ela não se acomodou. Continuou dançando e mostrou que transgredir é uma forma de ser livre e de realizar sonhos. Hoje, Belle tem formação em Dança clássica e contemporânea.

“Nos bastidores, a gente ouve uma coisa aqui, outra ali. Alguém te olha e pergunta: tu danças mesmo? Esse tipo de pergunta é muito comum. Ou então, após assistir, diz: nossa, mas tu danças bem. Uma surpresa que eu não consigo entender muito bem o porquê”, observa ela.

Já a faixa de miss em um corpo mais rechonchudo é uma conquista que a Cláudia Lima classifica como quebra de padrão. Ela é ganhadora do título de Miss Exuberante Plus Size Maranhão 2018, em concurso realizado pela internet.

Se a imposição do corpo perfeito leva muitas mulheres a se esconderem, com ela não teve disso, pois sempre se achou bonita. Mas, não esconde que ainda existe muito preconceito com quem está fora dos chamados padrões.

“A faixa quebra etapas. Quando a pessoa te ver com a faixa, ela diz: realmente, você é bonita. Isso não era visto antes da faixa, que faz com que enxerguem além de um corpo gordo”, diz ela.

Mas, apesar do preconceito, a realidade está mudando. Rafaela Mendonça é modelo e destaca que as mulheres têm corpos de diferentes formatos, são diferentes e todas têm sua beleza.

“A gente começa a se gostar, a gente vai traçando um caminho que faz a gente gostar do que a gente realmente é. Nunca quis mudar, nunca pensei nisso”, afirma ela.

 

 


Banner