Rua do Giz é um passeio pela história de São Luís

icone-whatsapp
Agência Assembleia
17/03/2022 10h25 - Atualizado em 07/04/2022 12h57

Fonte: TV Assembleia

A Rua do Giz é uma das mais antigas de São Luís. Construída no século XVIII, ligava a cidade alta, início da fundação de São Luís ao Portinho. O nove é uma referência a uma ladeira que já não existe mais. Abriga um conjunto arquitetônico secular, um dos mais emblemáticos na construção da história da capital maranhense e foi considerada pela Revista Vogue a sexta rua mais bonita do Brasil.

A via também foi conhecida como 28 de Julho, nome que não caiu no gosto popular. “Muitos nomes que são elaborados pela força da lei não ‘pegam’, e 28 de Julho não ‘pegou’. Ficou também no imaginário das pessoas como um local de malandragem, de vadiagem, de boemia. E o nome Rua do Giz permaneceu”, relata o geógrafo Luiz Eduardo Neves.

Nos robustos casarões, preservados ao longo do tempo, moravam a elite da capital. A melhoria no acesso veio no século XIX, com a construção da escada de pedra de cantaria, com seus 32 degraus.

Nessa época, a rua passou a ser o centro financeiro importante para o desenvolvimento e a diversificação dos serviços na cidade.

“Essa rua aqui tem, temporalmente, uma série de vocações. Já foi centro financeiro, com bancos, já foi um local onde pessoas muito ricas moraram, porque esses casarões são resultado da riqueza da época, de uma elite agrária, mercantil, comercial”, observa o geógrafo.

Luiz Eduardo Neves também destaca curiosidades. “A Rua do Giz também teve uma vocação mais boêmia. No local, na metade do século XX, funcionaram muitas casas de prostituição. À medida que a cidade cresceu, essa área entrou em decadência, porque são serviços que se expandiram para outros cantos da cidade”, conta ele.

“É um local maravilhoso. Via por foto e estar aqui visitando é mais bonita ainda”, afirmou a turista Talita Cortês, do Rio de Janeiro.


Banner