Entenda a diferença entre epidemia e pandemia

icone-whatsapp
Agência Assembleia
17/03/2022 16h42 - Atualizado em 07/04/2022 12h42

Fonte: TV Assembleia

Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a Covid-19, causada pelo novo coronavírus, que surgiu em Wuhan, na China, é uma pandemia. Mas, afinal, qual a diferença entre a primeira classificação, denominada como epidemia, e a posterior?

A epidemia ocorre quando o número de surtos cresce, abrangendo várias regiões de determinada cidade, por exemplo. Se isso acontecer, considera-se que há uma epidemia no município. Os surtos se tratam de um aumento inesperado do número de infectados por determinada doença em uma região específica, a exemplo dos casos de dengue.

Já a pandemia é o pior dos cenários quando o assunto são áreas infectadas: acontece quando uma epidemia alcança níveis mundiais, afetando várias regiões ao redor do globo terrestre. Para a OMS declarar a existência de uma pandemia, países de todos os continentes precisam ter casos confirmados da doença.

O secretário de saúde do Maranhão, Carlos Lula, afirmou que a Covid-19 está mais controlada em razão do avanço da vacinação em todo o mundo e devido às melhorias nas tecnologias hospitalares para o combate da doença, contudo, ainda não há previsão para que deixe de ser considerada uma pandemia.

“Infere-se que a Covid-19 deixará de ser uma pandemia quando não tiver mais um alcance tão grande como acontece agora. Provavelmente ainda está um pouco longe do termo ser esquecido. O objetivo de interromper completamente as cadeias de transmissão do coronavírus parece muito distante, mas com certeza não impossível”, finalizou


Banner