Fonte: TV Assembleia
O agendamento para atendimento presencial nas agências do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) foi retomado nesta semana. Assim, o segurado poderá ir à agência, desde que tenha hora marcada, para serviços como pedidos de aposentadoria, pensão por morte e emissão de certificados.
É feito pelo site, através do aplicativo ‘Meu INSS’ ou pelo telefone 135. O segurado poderá procurar a agência do INSS sem agendamento a partir de abril, e apenas nos casos excepcionais em que ele não tenha acesso à internet ou telefone. As unidades que vão prestar este tipo de atendimento serão definidas após o dia 30 de março.
O atendimento presencial mediante agendamento estava restrito desde 2020 para evitar aglomerações, em razão da Covid-19. Eram atendidos nas agências apenas os serviços que não podiam ser feitos de forma remota, como a realização de perícias médicas, avaliação social, reabilitação profissional e justificação administrativa.
Vale ressaltar que os serviços permanecem disponíveis também de forma digital, sem a necessidade de descolamentos e espera. Atualmente, o aplicativo disponibiliza 91 serviços pelos canais remotos, como pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte e pedido do salário maternidade.