Pesquisadores descobrem nova espécie de palmeira na Amazônia

icone-whatsapp
Agência Assembleia
17/03/2022 17h01 - Atualizado em 07/04/2022 12h33

Fonte: TV Assembleia

 

Pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e outras universidades descobriram na Amazônia uma nova espécie de palmeira, a Mauritiella disticha. A espécie é do gênero Mauritiella, da família Arecaceae e a última descrição de palmeiras dessa categoria foi em 1935. 

A descoberta dessa nova espécie foi demorado e levou quase 15 anos. A planta foi encontrada pela primeira vez, em 2007 na BR-319 (Manaus-Porto Velho-RO). Um ano após, ela foi achada na rodovia Transamazônica. 

Para Eduardo Prata, pesquisador do Inpa e um dos descobridores da nova espécie, o achado indica o quanto o bioma da Amazônia é rico e o mais biodiverso do planeta. Todavia, ele lamenta a escassez de recursos para esse tipo de pesquisa. 

“Reflete não apenas a elevada diversidade de espécies na Amazônia, como também o baixo número de taxonomistas e a escassez cada vez maior de recursos e investimento em pesquisa na região e no Brasil de forma geral”, disse. 

Ainda de acordo com Prata, a palmeira é classificada como vulnerável e a distribuição da espécie gera preocupação pelo fato da baixa densidade populacional dela e por ocorrer, em região sujeita à degradação por abertura de estradas, desmatamentos, queimadas e ocupação irregular por grileiros.


Banner