Projetos Sociais garantem direito contra o racismo no Maranhão

icone-whatsapp
Agência Assembleia
17/03/2022 17h54 - Atualizado em 18/03/2022 11h56

Em novembro de 1969, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 21 de março como o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial. A iniciativa do Centro de Cultura Negra do Maranhão, com 40 anos de fundação, criou um grupo formado por homens e mulheres negras preocupados com a situação de pessoas negras no Maranhão e no Brasil.

De acordo com o programa social, a instituição vem promovendo direitos da população negra principalmente em bairro periféricos, combatendo a discriminação contra negros e resgatando a Identidade Cultural da população maranhense.

Segundo a instituição, são utilizadas para afirmação das relações étnicas e raciais, o incentivo à educação para que crianças, adolescentes e jovens conheçam sua cultura e história, redefinam suas trajetórias e seu lugar no mundo. São desenvolvidas oficinas de teatro, capoeira, dança afro-popular, estética e identidade negra, música (percussão), inclusão digital, oficinas de comunicação, rodas de diálogos com famílias, intercâmbio cultural, mostra de cine negro.

As doações que chegam na instituição serve para o pagamento de recursos humanos, figurinos para espetáculos, insumos para reformas nos banheiros, pintura e climatização de salas de aula, uniformes, manutenção de instrumentos musicais, projetor, telão, transporte e alimentação.

 

 


Banner