Rio Itapecuru é considerado fonte de vida para maranhenses

icone-whatsapp
Agência Assembleia
18/03/2022 15h32 - Atualizado em 07/04/2022 12h24

Fonte: TV Assembleia

O Itapecuru abastece 75% da população de São Luís, além de outras cidades. A bacia do rio Itapecuru se estende ao leste do Maranhão, onde constitui-se num divisor entre as bacias do Parnaíba, a leste, e a do Mearim, a oeste. Seus principais afluentes são os rios Alpercatas, Corrente, Pucumã, Santo Amaro, Itapecuruzinho, Peritoró, Tapuia, Pirapemas, Gameleira, Codó, Timbiras e Coroatá. 

 Apesar de toda sua importância e beleza naturais, o Rio Itapecuru considerado como fonte de vida para os maranheses, ao observar as margens do rio, é possível perceber através uma  paisagem morta, onde o próprio homem vem desmatamento sem limites um dos rios mais importante do Brasil. Em vários pontos da sua extensão é possível ver resíduos sólidos compondo o cenário do local, como garrafas pet, lixo e o despejo de poluentes.

 

A degradação do Itapecuru tem chamado a atenção de ambientalistas e engenheiros florestais, que vem realizando um diagnóstico da situação do rio, para eles   a poluição é causada pela própria população que dificulta a preservação do local.

 

 

 

 

 

 


Banner