Assembleia empossa Carlos Brandão no cargo de governador do Maranhão

02/04/2022 19h14 - Atualizado em 04/04/2022 11h59

Assembleia empossa Carlos Brandão no cargo de governador do Maranhão
Cerimônia de posse de Carlos Brandão como novo governador do Maranhão, realizada sob o comando do presidente da Assembleia, Othelino Neto | Agência Assembleia

A Assembleia Legislativa do Maranhão empossou Carlos Orleans Brandão Júnior no cargo de governador do Estado. A sessão solene de posse foi realizada na tarde deste sábado (2), no Plenário Nagib Haickel, sob o comando do presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB).

A solenidade foi iniciada com a leitura da Carta Renúncia do governador Flávio Dino, lida pela 1ª secretária da Mesa Diretora, deputada Andreia Rezende (PSB), seguida do juramento à Constituição pelo empossado. O termo de posse foi assinado pelo presidente Othelino Neto, pelas deputadas Andreia Rezende (1ª secretária da Mesa) e Cleide Coutinho (PDT), 2ª secretária, e, também, pelo novo governador. Após a lavratura do ato, o chefe do Parlamento Estadual declarou empossado Carlos Brandão no cargo de governador do Maranhão.

Também compuseram a Mesa o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Lourival Serejo; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Washington Oliveira; o deputado federal Márcio Jerry, representando a bancada federal maranhense; o corregedor Paulo Velten, presidente eleito do TJMA; o procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão, Kaio Saraiva. Participaram ainda da solenidade o ex-governador José Reinaldo Tavares,  os deputados federais Rubens Pereira Júnior, Bira do Pindaré, Zé Carlos e André Fufuca, além de deputados estaduais e de um grande número de prefeitos, vereadores e líderes políticos de todas as regiões do Estado.

Agência Assembleia
Carlos Brandão comemora após assinatura do termo de posse, ao lado do presidente da Assembleia, Othelino Neto

Exemplo para o Brasil

Na sessão solene, Othelino Neto destacou que a relação de harmonia e independência entre os Poderes é um exemplo para o Brasil. Ele frisou que o Maranhão dá uma demonstração para o país de reverência ao Estado Democrático de Direito, quando os poderes dialogam e estabelecem essa relação harmoniosa, conforme determina a Constituição Federal, replicada pela Carta Magna Estadual.

“Nunca é demais reiterar que a Assembleia está de portas abertas para discutirmos os temas em comum aos poderes e de interesse da sociedade maranhense, assim como para receber e apreciar projetos de lei que visem à melhoria do funcionamento tanto do Judiciário quanto do Executivo”, afirmou Othelino.

Agência Assembleia
Autoridades e convidados participam da solenidade de posse do novo governador do Maranhão, Carlos Brandão

Missão

Ao ocupar a tribuna, Carlos Brandão proferiu um discurso de improviso. “Assumo a responsabilidade de estar à frente dos destinos do Maranhão. Sei que será uma tarefa difícil, ainda mais sucedendo a um governo tão exitoso como o comandado por Flávio Dino. No entanto, tenho certeza de que será uma missão realizadora. Afinal, me preparei para este momento”, disse.

Brandão fez um balanço das realizações do governador Flávio Dino e prometeu que fará um governo justo, solidário, de oportunidades para todos e com a perspectiva de continuidade do trabalho de seu antecessor.

“Seguiremos o caminho que começou a ser traçado por Flávio Dino. Trabalharemos garantindo e ampliando as conquistas. Serei um gestor próximo de nossa gente e com um olhar voltado para o desenvolvimento e a geração de emprego e renda em nosso estado, buscando mais oportunidades para todos”, afirmou.

Agência Assembleia
Em cerimônia militar, no pátio externo do Palácio Manuel Beckman, Carlos Brandão e Othelino passam em revista à tropa

O governador frisou que acredita muito no Maranhão. “Sei que podemos crescer para além do que imaginamos. Estamos montando uma equipe comprometida com resultados e visando ao bem comum. Agradeço ao amigo Flávio Dino pelo trabalho incrível que iniciou e, principalmente, pela forma de governar que implantou”, ressaltou Brandão.

A solenidade foi encerrada após a cerimônia militar na área externa do Palácio Manuel Beckman, momento em que Othelino e Brandão passaram em revista à tropa.

Othelino com sua esposa, Ana Paula Lobato, o governador Carlos Brandão e sua esposa, Larissa Brandão