Hipertensão arterial: mais de 30% dos jovens tem pressão alta

icone-whatsapp
Agência Assembleia
13/05/2022 14h07

O controle da pressão arterial é importante para evitar problemas mais graves em qualquer idade, uma vez que a doença atinge só as pessoas quando têm mais idade, mas também os jovens, os quais não costumam dar a atenção necessária. Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, mais de 3,5 milhões de crianças e adolescentes sofrem com pressão alta no Brasil.

As causas da hipertensão na juventude são diversas, mas, em alguns casos, podem ser revertidas com pequenas mudanças de hábito, principalmente na alimentação, que é fundamental para reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas a longo prazo. As terapias anti-hipertensivas são capazes de impedir em até 25% os casos de infartos em jovens.

Segundo a nutricionista Kallyna Calvet, adotar hábitos alimentares saudáveis ainda é a melhor saída. “Precisamos mudar alguns pilares no estilo de vida. É necessário, antes de tudo, cuidar da alimentação. O sucesso do tratamento da hipertensão arterial com medidas nutricionais depende da adoção de um plano alimentar saudável e sustentável”, disse.

No Maranhão, nos últimos cinco anos, foram registrados 21.141 casos de internação provenientes de descompensação de hipertensão arterial primária. Em São Luís, a semana de prevenção à doença foi realizada no mês de abril e contou com ações de conscientização, consultas e rastreamento de pessoas assintomáticas.

 


Banner