Saiba mais sobre os benefícios do café

icone-whatsapp
Agência Assembleia
13/05/2022 15h45

O maranhense, assim como a maioria dos brasileiros, ama café. Além do sabor reconhecido, um estudo feito no Reino Unido com mais de 460 mil pessoas, apresentado na Sociedade Europeia de Cardiologia, aponta que a bebida traz uma série de benefícios. Entre eles, beber de 0,5 a três xícaras de café por dia pode reduzir o risco de morte por doenças cardíacas e por Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O consumo de café por aumentar, também, a proteção contra diabetes tipo 2, doença de Parkinson, doenças hepáticas, câncer de próstata, Alzheimer e dores nas costas. Há ainda outros benefícios. O café pode ajudar no emagrecimento, melhorar o desempenho físico e cerebral e aliviar o estresse.

Mas, é preciso ter cuidado para não exagerar. “Todo mundo pode tomar cafeína, em qualquer quantidade? Não. A OMS preconiza uma quantidade segura, de 70 a 200 mg e, no máximo, 400mg por dia. Doses acima disso, além de ser letal, ocasiona irritabilidade, taquicardia, piora o estado de ansiedade, insônia”, observa a nutricionista Morgana Mendonça.

A variedade na hora do consumo é enorme. “Ter cafés que são de pequenos produtores, cafés que apresentam qualidade e que, até tempos atrás, seriam vendidos somente fora do país, e agora ver que estão ficando dentro do Brasil, isso é muito legal, é muito bom”, afirma o empresário do ramo, Thiago Gleria.

E como saber qual o café é mais saudável? Thiago Gleria dá uma dica: “são os cafés com ‘CPF’, porque a gente sabe de onde veio esse café.

Não importa o clima, ninguém quer abrir mão de um cafezinho quente. É o caso da jornalista Roberta Gomes. Todos os dias ela toma café e já está quase virando uma especialista na bebida.

“Para os jornalistas, na correria do dia a dia, o café passa a ser aquele abraço afetivo no meio do dia. Se você está estressado, vai e toma um café. Assim, eu passei a gostar muito de café”, relata ela.

 


Banner