Instrumentos musicais e brinquedos são produzidos de forma artesanal no Centro Histórico de São Luís

icone-whatsapp
Fonte: TV Assembleia
13/05/2022 15h54

Flauta, uculelê e outros instrumentos musicais ganham forma a partir de materiais reciclados e encontrados na natureza. São feitos de forma artesanal, utilizando madeira, metal, compensado, bambu e cabaça. O processo de confecção é feito na casa do artesão Paulo Socha, que também é fotógrafo e fabricante de brinquedos.

“A gente fabrica aqui a flauta nativa dos índios norte-americanos e que é afinada numa escala pentatônica menor, e o pífano, que é feito com um bambu mais fino”, relata Paulo Socha, que produz as peças ao lado da esposa, Sara Johansson, que é sueca.

Os instrumentos são inspirações dos continentes africano, asiático, europeu e americano, produzidos no Centro Histórico de São Luís.

Segundo Paulo Socha, a música é democrática e deve ser acessível a todos. “Música é para todo mundo, não só para quem é profissional. Qualquer um pode fazer música, pode tocar um instrumento, mesmo que seja uma caixa de fósforo ou bater palmas, cantar”, observa o artesão.

Além dos instrumentos, o casal fabrica brinquedos educativos que, além da diversão, visam melhorar a coordenação motora e desenvolver raciocínio lógico das crianças. Há quebra-cabeças, bonecos e outras peças articuladas.

De acordo com a psicopedagoga Gardênia Pinho, brinquedos são importantes para o desenvolvimento infantil. “É relevante brincar, por ser algo mais livre onde as crianças podem expressar as suas relações com o ambiente, a sua motricidade, afetividade, relação social, o desenvolvimento da linguagem”, afirma a profissional.

 


Banner