Estaleiro Escola volta a ofertas oficinas no Tamancão

icone-whatsapp
Fonte: TV Assembleia
13/05/2022 15h56

O Estaleiro Escola voltou a navegar nos mares do conhecimento depois de dois anos praticamente parado por causa da pandemia de Covid-19. As oficinas presenciais retornaram e os moradores da comunidade do Tamancão estão aproveitando para aprender técnicas de Modelismo Naval, reaproveitamento, reciclagem e muito mais.

“Os cursos todos estão funcionando, são gratuito e têm a finalidade de ajudar essa comunidade a obter renda através da Educação ambiental, da valorização daquilo que nós descartamos no nosso dia a dia, portanto, transformando o meio ambiente, a sustentabilidade em valores econômicos críveis e viáveis que possam vir a ser meio de sustento de muitas famílias e, com isso, ajudar o planeta”, afirma o diretor do Estaleiro Escola, Luís Francisco Andrès.

A pensionista Marizete Fereira é aluna e está aprendendo a reaproveitar sobras de madeira. Com a matéria-prima quer produzir uma luminária. “Estou mando muito. Tenho certeza que vou tirar boas experiências desse curso”, diz ela.

A técnica é ensinada pelo professor Ray Mesquita, que faz parte da equipe do Estaleiro Escola há 15 anos. “O curso de Reaproveitamento de Madeira é bom até para mostrar para as pessoas que a sobra da madeira não serve apenas para fazer carvão. Você pode fazer muitas coisas, como as luminárias”, observa o professor.

 

Na prática

E quem já passou pelas oficinas, agora pode colocar em prática tudo o que aprendeu. “Antes, eu fazia alguns serviços, mais brutos. Aqui, eu aprendi e estou aprendendo as técnicas, as noções de como fazer uma canoa, como se divide a embarcação”, detalha o artesão Barrabás Araújo.

“A cada processo de construção, o aluno tem um novo aprendizado, porque conhece desde a tipologia das embarcações, a importância do Maranhão nesse setor, a riqueza e a diversidade de embarcações em nosso estado. O Estaleiro Escola vem cumprindo seu papel social, transmitindo um conhecimento empírico, que é passado de pai para filho e vinha se perdendo ao longo do tempo, e reafirmando a valorização do carpinteiro modelista naval”, observa o professor de Modelismo Naval, Ricardo Melo.

No Estaleiro Escola, os alunos aprendem sobre educação ambiental, caso da reciclagem de materiais. Nas aulas, é ensinado a reaproveitar garrafas Pets e também a casca da cebola, a fibra da bananeira e o pigmento do mangue vermelho, que após tratada, viram páginas de papel, agendas, sacolas e muito mais.

“Já aprendi a produzi papel, sacolas e agora vamos aprender como se faz as agendas”, diz a dona de casa Helena Moreira.

 O professor Ricardo Melo diz que a comunidade está feliz com o retorno. “Ficamos dois anos parados, as pessoas perguntavam, mas não podíamos funcionar por causa da pandemia. Agora, estamos navegando de novo”, ressalta o docente.


Banner