Curiosidades presentes no Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueológica

icone-whatsapp
Fonte: TV Assembleia
13/05/2022 16h00

O Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueológica do Maranhão, instalado no Centro Histórico de São Luís, é um dos grandes atrativos aos visitantes na capital. São 20 anos de trabalho de manutenção e ampliação de um rico acervo estadual arqueológico e etnólogo.

“O Museu, como um todo, agrega pesquisadores, ex-estagiários que já são mestres, doutores, pós-doutores e uma relação com instituições nacionais e internacionais. Essa dinâmica faz com que possamos evoluir. Ao longo dos anos, o Museu vem se consolidando como um espaço de referência nessas três áreas.

Nessas duas décadas, muitas foram as conquistas. Entre salas de exposições e atrações que o museu oferece, um espaço que une passado e presente, tradição, modernidade e informações. Uma memória interativa.

Desde a fundação, o Centro foi pioneiro na prática sistemática da valorização e preservação patrimonial. Entre as curiosidades, fósseis de dinossauros que habitaram o Maranhão há mais de 300 milhões de anos e vestígios da presença humana em terras maranhenses, antes mesmo da chegada dos europeus.

O universitário Gustavo Vinicius Sabino está no último período do curso de Geografia e, atualmente, estagia no Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueológica do Maranhão. Para ele, a experiência vai além do contato com pessoas e cultura.

“Eu aprendo aqui não só sobre o passado do Maranhão, mas também sobre etnias, sobre culturas que existem aqui e muitas pessoas não conhecem.

A estudante do Curso de Ciências Sociais, Maitê Sousa, também é estagiária do Centro e destaca o alcance do trabalho desenvolvido. “É uma relação para além da interdisciplinar porque é uma equipe de multi-áreas, e a gente tem contato com pessoas diversas, como os turistas, as crianças”, observa ela.

Para quem quiser conhecer, o Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueológica do Maranhão está instalado na Rua do Giz e fica aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, e aos sábados, das 9h ao meio-dia.

 


Banner