Teatro Arthur Azevedo retoma atividades

icone-whatsapp
Fonte: TV Assembleia
17/05/2022 18h07

Com a flexibilização das regras de prevenção à Covid-19, o Teatro Arthur Azevedo, no Centro de São Luís, retomou suas atividades. Uma delas é a visita guiada, organizada para turistas e público local que quer conhecer mais sobre a segunda casa de espetáculos mais antiga do Brasil.

Com apoio da equipe técnica do teatro, os visitantes conhecem os bastidores do teatro, detalhes arquitetônicos no estilo neoclássico e a história de personagens ilustres que marcaram época. Entre eles, a atriz Apolônia Pinto, que nasceu no Camarim nº 1; e o teatrólogo e dramaturgo maranhense Arthur Azevedo, que dá nome à Casa.

Turistas do país inteiro se impressionam com a beleza do prédio construído em 1816 e inaugurado um ano depois, em 1º de junho de 1817, em homenagem à criação do Reino Unido de Portugal-Brasil e Algarves.

O primeiro nome foi Teatro União e 35 anos depois passou a ser chamado de Teatro São Luís. O nome Arthur Azevedo só foi adotado na década de 1920, em homenagem ao ilustre maranhense, reconhecido por sua obra teatral.

“As pessoas vão entrar na segunda casa mais antiga do Brasil, um dos seis teatros monumentos. É importante conhecer a história do que é nosso, entender por que esse espaço representa tantos sonhos e porque é tão mágico para os artistas”, observa a diretora do teatro, Bianka Marques.

“É maravilhoso, porque a gente revê o que já viu na literatura. Fico feliz de ver que o teatro tem uma programação para receber as pessoas, essa visita acompanhada, que conta a história e esclarece muitas coisas”, afirmou Socorro Lustosa, turista de Rondônia, ao visitar o espaço.

As visitas ao Teatro Arthur Azevedo são gratuitas. Ocorrem de terça-feira a domingo, das 14h às 17h. Durante o passeio, cada grupo tem até 30 minutos para conhecer a história de um dos teatros mais bonito do Brasil.

“Quando vem ao teatro, além de conhecer a casa de espetáculos, o visitante tem o olhar do que é o espaço da técnica, os bastidores, os camarins. Conhece por onde o artista vivencia a sua arte e se prepara para dar um show aqui no palco”, detalha a diretora da Casa.

 


Banner