Rafael destaca ressocialização de apenados e ordem de serviço para construção da Apac em Timon

icone-whatsapp
Agência Assembleia
01/06/2022 15h52 - Atualizado em 01/06/2022 16h32

Rafael destaca ressocialização de apenados e ordem de serviço para construção da Apac em Timon
Deputado Rafael informou, entre outras coisas, que acompanhará a visita do secretário a Timon, na quinta-feira (2) e sexta-feira (3) | Divulgação
Foto original

O deputado estadual Rafael (PSB) destacou, na sessão plenária desta quarta-feira (1), a ressocialização dos apenados de Timon e a assinatura da ordem de serviço para construção da sede definitiva da Apac do município, que acontecerá com a presença  do secretário de Administração Penitenciária, Murilo Andrade.

O parlamentar disse que acompanhará a visita do secretário a Timon, na quinta-feira (2) e sexta-feira (3). Ele pontuou os principais investimentos do Estado na região e parabenizou a gestão da Associação e Proteção de Assistência aos Condenados de Timon (Apac), na pessoa da presidente da instituição, Socorro Machado, e da coordenadora Cida, pelo trabalho em prol da construção do primeiro presídio dessa natureza do Maranhão, com 160 vagas. Ressaltou, ainda as ações desenvolvidas pela Secretaria da Administração Penitenciária.

"A APAC  é um presídio que recebe apenados do sistema convencional, do sistema penitenciário, determinado pela Justiça. É uma metodologia diferente, iniciada e criada em Minas Gerais, que foi expandida em todo o Brasil. Tem um alto índice de ressocialização, de reintegração dos apenados ao convívio social e, também, um baixo custo para o Estado", explicou. 

Obras importantes 

Deputado Rafael também citou obras importantes que conseguiu levar para o município de Timon nos últimos anos, como o CAIC, que hoje é um Colégio Militar; o SETECMA, um grande IEMA; e o Hospital Alarico Pacheco, referência na região.

"Também visitaremos o Presídio do Maracujá, que ocupou a sétima colocação entre as melhores unidades prisionais do Brasil, de 1.500 existentes no país, realizada pelo Departamento Penitenciário Nacional, ou seja, dando um destaque a mais à gestão da política penitenciária no Maranhão. Às vezes, nós recebemos algumas críticas pela entrega desse presídio, obviamente que não é a política que todo governo gostaria de fazer em prioridade, mas tem que ser feita com resultados", finalizou o deputado. 

 


Banner