Preparativos para lançamento de satélites na Base de Alcântara

icone-whatsapp
Fonte: TV Assembleia
01/06/2022 16h16

A comitiva da empresa canadense C6 esteve no início do mês de maio no  Brasil e além de visitar uma das cidades mais populosa do país, São Paulo, também visitou a ilha de São Luís com o objetivo de chegar no município de Alcântara, cidade histórica do Maranhão, onde está instalado  o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

O Brasil possui uma característica única que permite a operação em diversas frentes do setor aeroespacial, a Base de Alcântara, localizada a 32 quilômetros de São Luís, com uma localização geográfica privilegiada e que gera economia de combustível espacial em lançamentos.

De acordo com a Agência Espacial Brasileira (AEB), visitaram a base de Alcântara o CEO Richard McCammon e o vice-presidente de Engenharia,  Daniel McCamon, acompanhado do chefe executivo operacional, Paulo Vasconcelos, que analisaram as condições existentes e o elevado potencial que o Brasil pode oferecer para o mundo através da competitividade no mercado de transporte espacial.

Em 1979, foi aprovada a Missão Espacial Completa Brasileira (MECB), que tinha como objetivo permitir que o Brasil tivesse seu programa espacial completo. Havia um porém: o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), no Rio Grande do Norte, não suportava lançamentos de veículos de grande porte. Assim, surgiu a proposta para a construção do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, que realizou a sua primeira operação em dezembro de 1989.

 

 

 

 

 


Banner