Prazo para negociar dívidas com o Simples Nacional termina nesta sexta-feira

icone-whatsapp
Fonte: TV Assembleia
03/06/2022 14h44

O prazo para que micro e pequenas empresas, inclusive microempreendedores individuais, possam parcelar suas dívidas pelo Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional (Relp) termina nesta sexta-feira (3). O prazo, já estendido, acabaria no final de maio, mas a Receita Federal decidiu dar mais alguns dias.

Por meio do programa de parcelamento, as empresas podem renegociar dívidas em até 15 anos e obter descontos (em juros, multas e encargos) proporcionais à queda de faturamento entre março e dezembro de 2020 ante o mesmo período de 2019. Podem ser parceladas pelo Relp todas as dívidas apuradas pelo Simples Nacional até o mês de fevereiro de 2022.

Segundo a Receita Federal, o pagamento poderá ser realizado em até 180 vezes, com diminuição de até 90% das multas e juros. Na semana passada, a Receita chegou a informar que, das cerca de 400 mil empresas que o governo esperava que aderissem ao programa, cerca de 100 mil haviam aderido (25% do total). As dívidas são estimadas em R$ 8 bilhões.

A adesão pode ser feita pelo e-CAC, disponível no site da Receita Federal ou pelo Portal do Simples Nacional. Basta clicar em “Pagamentos e Parcelamentos”; clicar em “Parcelar dívidas do SN pela LC 193/2022 (RELP)” ou “Parcelar dívidas do MEI pela LC 193/2022 (RELP)”, conforme o caso.

 


Banner