Senado aprova texto sobre regulamentação da profissão de educação física

Agência Assembleia
06/06/2022 14h45

O Plenário do Senado aprovou o Projeto de Lei 2.486/2021 do governo que trata da regulamentação da profissão de educação física. O projeto faz alterações na Lei 9.696, de 1998, que regulou a profissão de educação física e criou os conselhos (federal e regionais) de educação física. O texto vai à sanção presidencial.

O texto determina que professores de educação física de escolas públicas e privadas deverão se inscrever nos conselhos para exercer o magistério. A existência desses conselhos vinha sendo questionada na Justiça, visto que uma ação apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF) argumentava que eles deveriam ter sido criados por iniciativa do governo, e não do Congresso (como foi o caso da Lei 9.696).

Essa foi uma das razões para o Executivo apresentar o projeto: reconhecer a atuação dos conselhos. Segundo o projeto, também poderão exercer as atividades da categoria os formados em cursos superiores de tecnologia conexos à educação física (como os cursos de tecnólogo em educação física ou de tecnólogo em gestão desportiva em lazer).

A matéria determina que caberá aos conselhos regionais registrar os profissionais e expedir suas carteiras de identidade profissional, arrecadar taxas e anuidades, julgar infrações e aplicar penalidades, além de fiscalizar o exercício profissional como um todo, dentre outras obrigações.

O texto também prevê que o Conselho Federal de Educação Física ficará com os valores pagos pela inscrição dos profissionais e das pessoas jurídicas e com 20% das anuidades, e que os conselhos regionais ficarão com 80% das anuidades. Se for condenado em alguma fiscalização, o profissional poderá sofrer advertência escrita, com ou sem aplicação de multa, suspensão ou cancelamento.