Arte, esporte e cultura para combater violência e promover cidadania

Fonte: TV Assembleia
06/06/2022 15h38

O Projeto Ilha em Movimento nasceu com o objetivo de possibilitar às crianças, adolescentes e jovens de São Luís o desenvolvimento integral por meio de vivências desportivas, atividades artísticas, culturais, sociais e turísticas. Com a iniciativa, as crianças do bairro Cidade Olímpica estão vivenciando um novo momento.

“A gente acredita que o projeto pode transformar a vida dessas crianças e adolescentes. A gente que vive numa realidade de periferia, ter espaço de lazer, cultura, de arte, onde podem se expressar, é uma construção de cidadania, respeito. Tudo isso melhora a qualidade da comunidade”, afirma Paulo Sérgio, diretor da Fundação Justiça e Paz, que executa o projeto.

Na iniciativa, que recebeu recursos de Emenda Parlamentar do Coletivo Nós (PT), através da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel), as aulas são gratuitas. Na capoeira, por exemplo, a teoria se mistura com a prática. Entre um jogo e outro, o mestre passa as orientações, também baseadas na disciplina que o esporte exige.

“Esse projeto é de extrema importância para a comunidade da Cidade Olímpica e para as nossas futuras gerações”, declara Mestre Jailson.

“Gosto muito de treinar, de fazer os movimentos”, atesta o estudante Santiago Galvão, que participa do projeto.

Outros participantes também destacam a importância da vivência. “Me ajudou muito a vencer a questão da timidez, porque eu era muito tímica e participar do projeto ajudou a me relacionar com os outros, e me faz muito bem dançar”, afirma a estudante Laís Dutra.

“Esse foi um dos melhores projetos que entrou em nossa comunidade. Gostei demais. A gente não teve a oportunidade de ter o que as nossas crianças estão tendo hoje”, ressalta a agricultora Eunice Marques, que tem filha no projeto.