Presidente Joe Biden incentiva aumento de produção de alimentos a cinco países

icone-whatsapp
Fonte: TV Assembleia
09/06/2022 15h55

Na noite da última quarta-feira (8), durante a abertura da 9ª Cúpula das Américas, em Los Angeles, o presidente americano Joe Biden incentivou os líderes do Canadá, Chile, Argentina, México e Brasil a atuarem em parceria com os Estados Unidos com a finalidade de aumentar a produtividade de alimentos e exportação.

O tema do evento foi de caráter de urgência,  já que a Guerra da Ucrânia tirou do mercado 30% do trigo produzido mundialmente além de outros produtos, como o óleo de girassol. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 49 milhões de pessoas estão à beira da fome em 43 países diferentes em decorrência do conflito.

 Durante o discurso, Biden falou em uma cooperação para aumentar a produção e melhorar o transporte de fertilizantes no continente. A pauta é prioritária para o Brasil, que tem a Rússia como principal fornecedor do produto e enfrenta escassez do material, o que pode impedir o país de aumentar sua safra de grãos.

O clima no anfiteatro em que Biden discursou era típico dos grandes eventos de entretenimento americano. Antes que Biden inaugurasse a sessão de mais alto nível da Cúpula, participantes pegavam enormes filas para se abastecer com sacos de pipoca e refrigerante. As falas de políticos, como do governador da Califórnia Gavin Newson, da vice-presidente americana Kamala Harris e do presidente peruano Pedro Castillo, cujo país foi anfitrião da edição anterior do evento, foram entremeadas por shows de cantores do México, EUA e Colômbia e até uma apresentação do grupo circense Cirque du Soleil.

 


Banner