Comidas típicas da temporada junina são grandes atrações nos arraiais

Agência Assembleia
15/06/2022 17h18 - Atualizado em 15/06/2022 20h14

Comidas típicas da temporada junina são grandes atrações nos arraiais
Inúmeras receitas deliciosas podem ser apreciadas durante o período de festas juninas | Reprodução

Quando se pensa no São João do Maranhão, a primeira coisa que se vem à mente são os arraiais espalhados por todo o Estado, com apresentações de grupos que são a cara da cultura popular. Contudo, as festanças só ficam completas com os pratos típicos da temporada à disposição.

Inúmeras receitas deliciosas podem ser apreciadas durante o período de festas juninas. Um dos pratos mais amados pelos maranhenses e que atrai o paladar de quem passa pelo Estado é o famoso arroz de cuxá. Feito com vinagreira, diferentes especiarias e farinha de mandioca, o prato tem a presença fortemente marcada nas barraquinhas dos arraiais.

O bolo de macaxeira (aipim ou mandioca) é um dos patrimônios da temporada junina. Durante seu cultivo, a raiz não possui uma cara muito agradável, mas, após ser colhida, a macaxeira tem um sabor inconfundível e pode ser usada como ingrediente em vários pratos. O bolo de macaxeira é uma das comidas mais fáceis de se encontrar nos arraiais maranhenses.

Outro tradicional prato do São João do Maranhão é a torta de camarão, comida tipicamente maranhense. O camarão seco dá um toque especial a receita, que, apesar de ser típica do período junino, permanece firme na gastronomia regional durante todo o ano.

A receita de canjica, por sua vez, é fácil de fazer e tradicionalmente preparada com espigas de milho verde, coco fresco ralado e leite de coco. O milho aparece como um dos principais símbolos da temporada por estar presente em diversos pratos encontrados nas festanças.

Vale ressaltar que, a partir do mês de junho, começa a época de colheita do cereal nas plantações, com trabalhos que ocorrem até agosto. Sua pluralidade na cozinha só ajuda a tomar conta de grande parte das atenções do público que costuma participar das festas juninas. O mingau de milho, por exemplo, é outra comida típica dos arraiais do Estado.

Confira a receita do mingau de milho:

• Ingredientes:

500g de milho branco

2 colheres de sopa de amido de milho

3 colheres de sopa de açúcar

2 colheres pequenas de sal

1 colher de sopa de margarina

50g de coco ralado

200ml de leite de coco

300g de leite condensado

1 litro e meio de leite integral

3 litros de água

• Modo de preparo:

Cozinhe por 40 minutos até ficar macio. Em seguida, adicione o leite, a margarina, o leite de coco, coco ralado, amido de milho e espere engrossar. Quando estiver no ponto, adicione a porção de leite condensado e mexa até misturar. Após 10 minutos o mingau de milho estará pronto.