Entenda porque o milho é um dos símbolos da festa junina

icone-whatsapp
Agência Assembleia
15/06/2022 17h28 - Atualizado em 15/06/2022 20h01

Entenda porque o milho é um dos símbolos da festa junina
Espigas de milho: símbolos das festas de São João | Reprodução
Foto original

O milho se consolidou como um dos principais símbolos das festas juninas por ser a matéria-prima utilizada em inúmeros pratos encontrados durante as festanças, como a pipoca, pamonha, canjica, cuscuz e milho cozido, mesmo que essas receitas também sejam encontradas e produzidas ao longo de todo o ano.

A partir do mês de junho começa a temporada de colheita do cereal nas plantações, com trabalhos que ocorrem até agosto. Sua pluralidade na cozinha ganha toda a atenção durante os festejos juninos, que é uma celebração anual do folclore nacional e está na lista de maiores tradições populares do Brasil. .

História

Historicamente, sua chegada no Brasil teria ocorrido no século XVI, com a vinda dos portugueses para sua colônia na América do Sul. Eles costumavam comemorar a colheita do trigo, que acontecia durante o verão no Hemisfério Norte, entre junho e agosto, e quiseram dar continuidade à tradição, mas a produção do alimento não existia no país.

Desta forma, fizeram com que a celebração ocorresse com algo que fosse mais típico da terra onde estavam. Assim foi escolhido o milho, que já era consumido pelos índios nativos.

Vale ressaltar que esse tipo de cereal conta com alto valor nutritivo, sendo fonte de diversos tipos de vitaminas, como a A (boa para a saúde dos olhos), C (que melhora a imunidade do organismo) e E (recomendada para reduzir risco de doenças cardíacas).


Banner