Cazumbá: ser mascarado do bumba-meu-boi é importante figura folclórica do Maranhão

icone-whatsapp
Agência Assembleia
17/06/2022 14h26 - Atualizado em 18/06/2022 11h13

O bumba-meu-boi no Maranhão é a maior manifestação popular do Estado, envolvendo milhares de pessoas o ano todo que trabalham e brincam em louvor a São João. O Cazumbá é um personagem folclórico do bumba-meu-boi, trata-se de uma figura mascarada com um vestido cheio de bordados e coloridos e um badalo na mão, como um sino de boi.

Quem o vê durante as brincadeiras pode ou se assustar ou se encantar. O Cazumbá é uma figura mascarada com expressão animalesca, que assusta e ao mesmo tempo traz o riso. Segundo as lendas, o Cazumbá não é homem, nem mulher e nem animal: é um ser mágico.

A figura folclórica tem a função de iniciar a brincadeira, abrindo a roda, se comunicando com o público e interagindo com os outros personagens. Além disso, é quem assusta o Pai Francisco quando este tira a língua do boi para satisfazer o desejo de grávida de sua mulher Catirina

Artesãos de caretas

A Baixada Maranhense, berço dos Cazumbás, é uma região eminentemente afrodescendente, território de brincantes como Abel Teixeira, mestre e artesão de máscaras de Cazumbás, também chamadas de caretas. Todos os meses de junho, Abel e seus companheiros compravam panos baratos para confeccioná-las e realizavam o acabamento com sacos de estopa.

“Na época, as caretas eram bem simples e improvisadas, feitas por trabalhadores pobres que não dispunham de tempo e dinheiro para investir no visual do personagem. Hoje, quando chegamos no munícipio de Viana, onde nasci, tem caretas de todos os jeitos”, afirmou Abel.

Atualmente, o Cazumbá se mantém vivo na cultura popular maranhense por meio das mãos de artistas e artesões que confeccionam as caretas exuberantes e misteriosas com dedicação e amor à tradição do bumba-meu-boi para compor as brincadeiras no período junino.


Banner