Boi de Upaon-Açu surgiu da paixão de uma família que pretendia promover a cultura do Maranhão

Agência Assembleia
17/06/2022 14h31 - Atualizado em 18/06/2022 11h10

Boi de Upaon-Açu | Reprodução

O Boi de Upaon-Açu foi fundado em 1993 na Vila Nazaré, na região do Maiobão, em São Luís. O grupo, diferentemente da maioria, não nasceu de uma promessa, mas da paixão e união de uma família que tinha como objetivo promover a cultura popular do Maranhão.

O sotaque de orquestra da brincadeira é o que dá o tom para que o batalhão de brincantes levem suas alegrias contagiantes para as festejos juninos. Conhecida como “orquestra trem-bala”, conta com 17 músicos, além de dois trompetes, dois trombones, um sax, um violão, um contrabaixo, dois banjos, dois bumbos, três percussões, dois cantadores e cerca de 80 brincantes no corpo de baile.

“Ao longos dos anos, o que nasceu como uma brincadeira, tornou-se uma grande família com grandes responsabilidades. Afinal, conquistamos um público fiel que a cada ano cresce ainda mais e espera ansioso por um espetáculo diferenciado”, afirmou Ana Regina Campelo, presidente do grupo.

Vale ressaltar que o grupo desenvolve ações sociais dentro da comunidade por meio de oficinas de dança e cursos de bordado para a confecção das indumentárias do bumba-boi. Durante as pausas devido à pandemia de Covid-19, criaram o projeto independente “Live Junina” como uma forma de levar a rica cultura do Maranhão para o mundo inteiro.

“A internet é, atualmente, o maior polo de ligação entre países. Acreditamos que foi de muita importância elevar a visibilidade dessa festividade regional e colocar um pedaço da cultura popular do nosso Estado em cada canto do mundo. Assim despertamos o interesses dessas pessoas em vivenciar essa magia do São João do Maranhão”, disse a presidente.

Nesta sexta-feira (17), o grupo se apresenta no ‘Arraiá no Povo’, às 22h, no estacionamento da Assembleia Legislativa do Maranhão. “Será uma temporada linda, ainda mais por ter sido prolongada. Estamos ansiosos para viver isso de novo com nosso público”, concluiu Campelo.