Dança portuguesa ‘Sonho de Portugal’ busca a integração de jovens nas manifestações culturais do Maranhão

Agência Assembleia
18/06/2022 11h41

A companhia folclórica de dança portuguesa ‘Sonho de Portugal’ é uma entidade cultural criada em 20 de fevereiro de 1999, nas dependências da escola Unidade Integrada Presidente John Kennedy, por um grupo de professores, funcionários e alunos da instituição, com o objetivo de alegrar ainda mais a festa junina daquele ano.

Com a grande dedicação e organização dos integrantes, a brincadeira tomou grandes proporções devido ao grande sucesso. No ano seguinte, foi aberta a participação de novos componentes oriundos da comunidade em torno da escola, visando o desenvolvimento cultural e social da região.

A brincadeira busca a integração dos jovens nas manifestações culturais do Maranhão com apresentações nos principais festejos juninos. Atualmente, é composta por jovens quilombolas da sede e comunidade tradicionais do município de Alcântara.

A vestimenta é confeccionada pelos próprios brincantes, que trazem um colorido especial e reluzente. O intuito é ir além de uma simples apresentação artística, tendo a atenção voltada também para uma série de projetos de integração social que são ligados a arte, como a implantação de oficinas de dança para a comunidade mais carente.

“Somos um grupo de jovens dinâmicos especializados em cultura popular. Estabelecemos parcerias com os mais prestigiados artistas locais e regionais, criando, assim, diversas sinergias que nos têm posicionado como um grupo cultural sólido, tradicional e, ao mesmo tempo, moderno”, afirmou Haroldo Júnior, presidente do grupo.

Segundo Haroldo, a missão do grupo é contribuir para a transformação social na região quilombola, por meio da cultura, da arte e da educação, promovendo a convivência familiar entre os brincantes, através de projetos de resgate cultural para crianças, jovens e adultos.

“Queremos ser reconhecidos como uma entidade que promove ações socioculturais, mobilizando e integrando a comunidade para contribuir ao desenvolvimento da cultura local”, completou. ‘Sonho de Portugal’ apresentará a beleza da dança portuguesa neste sábado (18), às 19h, no ‘Arraiá do Povo’, no estacionamento da Assembleia Legislativa do Maranhão.