Boi de Ribamar se consolida como um dos principais pilares da cultura maranhense

icone-whatsapp
Agência Assembleia
18/06/2022 13h32

Fundado em 1976, o Boi de Ribamar foi criado no Colégio Dr. Paulo Ramos por um grupo de apaixonados pela brincadeira do bumba-meu-boi de matraca. A ideia da formação da brincadeira surgiu de forma inusitada: durante uma partida de jogo de dominó. Após muita dedicação e empenho, nasceu um dos principais pilares da cultura maranhense.

Na época, ganhou o apoio da Associação Folclórica Ribamarense de Bumba-Boi de Matraca. Os já acostumados com a brincadeira do bumba-meu-boi se prontificaram para a organização e fiscalização dos primeiros ensaios, o que resultaria, posteriormente, em belíssimas e contagiantes apresentações no ritmo da cultura popular maranhense.

O guarnicê de destaque chama-se “Nossa Senhora Mãe Aparecida”, que se imortalizou com o seu compositor e grande ídolo do Boi de Ribamar, o mestre João Chiador. Até hoje, esta é a toada mais pedida nas exuberantes e animadas apresentações do grupo nos arraiais.

O Boi de Ribamar abrilhantará está entre os grupos que participarão do encerramento do ‘Arraiá do Povo’ neste sábado (18). A apresentação do grupo acontecerá às 22h, no estacionamento da Assembleia Legislativa do Maranhão.


Banner