Maranhenses conhecem autora do premiado método de prevenção que valia posicionamento de pacientes no processo cirúrgico

icone-whatsapp
Agência Assembleia
24/06/2022 15h26

As empresas Center Hospitalar e Convatec, tendo como anfitriã local a empresária Giselle Araújo Pereira, reuniram profissionais da área de saúde, no Hotel Brisamar, para um encontro científico. O tema foi dos mais importantes: as lesões por pressão, que ocorrem devido ao contato prolongado da pele do paciente no leito cirúrgico.

A palestrante convidada foi a renomada enfermeira e pós-doutora pela Universidade de Harvard (USA), Camila Mendonça. Ela é autora da “Escala ELPO”, de avaliação de riscos de lesões relacionadas ao posicionamento cirúrgico do paciente no leito.

Esse é um método importante na prevenção de lesões, e que já vem sendo utilizado em 8 países no mundo, e no Brasil em mais de 300 hospitais em todos os estados. Seu objetivo principal é identificar qual paciente está em situação de risco de desenvolver alguma complicação, devido a posição que ficará durante um procedimento operatório.

Todo paciente que vai passar por uma cirurgia precisará ficar posicionado por um determinado tempo em uma mesa cirúrgica, que é rígida, e pode promover diversas complicações, especialmente lesões de pele, que podem demorar até 72 horas após a cirurgia para se manifestarem. Daí porquê a prevenção usando esse método é tão importante.

“A ELPO tem um APP gratuito (ElpoAPP), e pode ser baixado por qualquer pessoa. É fruto da minha tese de doutorado na Universidade de São Paulo, e é um presente da enfermagem brasileira para o mundo, para que se possa proteger nossos pacientes cirúrgicos; com esse que é um projeto inovador e premiado internacionalmente”, explicou a Dra. Camila Mendonça.

Segundo Giselle Pereira, da empresa Center Hospitalar, que está há 11 anos no mercado, cuidar de um paciente é também ajudar uma família inteira. “Representamos em todo o Maranhão a Convatec, uma multinacional que traz soluções de cuidado para o tratamento de pacientes ostomizados, com problemas de retenção urinária e para tratamentos de pele - da prevenção à parte curativa. Ficamos felizes em promover esse encontro científico tendo a Convatec como parceira, pois quando se ajuda a prevenir problemas como as lesões de pele de um paciente acamado, não estamos cuidando apenas desse paciente, mas de toda a sua família” enfatizou a anfitriã do evento. 

“A Convatec tem uma grande importância no cenário brasileiro quando se fala em tecnologias e inovação. Nós trabalhamos na área de feridas, ostomias e incontinências. Estamos há mais de 40 anos no Brasil, sempre inovando nessas áreas citadas. Nesse evento trouxemos a São Luís a renomada Dra. Camila Mendonça, que abordou esse tema tão relevante. Apoiamos o desenvolvimento tecnológico e científico na área de medical devices, e promover esse evento com renomados profissionais maranhenses é também uma maneira de reafirmar o nosso compromisso para com os parceiros de saúde, e promover essa troca de experiências tão rica, tendo sempre o paciente como o objeto maior de todos esses esforços” frisou ele.

 

 

 

 

 

 

 


Banner