Enade 2022 será aplicado em 27 de novembro

Agência Assembleia
28/06/2022 15h45

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022, aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2004, acontecerá no dia 27 de novembro, segundo o edital publicado nesta segunda-feira (27) no Diário Oficial da União.

O exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional, que forma o tripé avaliativo, permitindo, assim, conhecer a qualidade dos cursos e instituições de Educação Superior brasileiras.

O Enade é formado por: 10 questões de formação geral (2 discursivas e 8 testes); 30 questões relacionadas ao curso avaliado (3 discursivas e 27 testes); questionário do estudante (com perguntas sobre o perfil do aluno); questionário de percepção da prova (para avaliar o que o participante achou do grau de dificuldade das perguntas).

As inscrições deverão ser feitas pelos coordenadores de cada curso, entre 6 de julho e 8 de agosto de 2022. A cada ciclo, um grupo diferente de cursos é avaliado. Neste ano, a prova será obrigatória para alunos ingressantes e concluintes das graduações listadas abaixo. Vale ressaltar que quem não prestar o exame não poderá colar grau e obter o diploma.

Bacharelado

Administração Pública