Geladeiras vendidas no Brasil ganham nova etiqueta de eficiência energética do Inmetro

icone-whatsapp
Agência Assembleia
01/07/2022 16h14

A partir de hoje (1º), todos os refrigeradores que chegarem ao comércio brasileiro, fabricados nacionalmente ou importados, devem exibir a nova Etiqueta de Conservação de Energia Elétrica (Ence) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

As principais diferenças do modelo antigo para a nova Ence são a inclusão de novas subclasses de classificação do consumo energético e um QR Code. Por meio do código virtual, o consumidor pode acessar o status do registro da geladeira, se ativo, inativo, suspenso ou cancelado.

Segundo o Inmetro, o QR Code será uma ferramenta importante na interação do consumidor com a Ence por conter várias informações que podem ajudá-lo na decisão de compra do equipamento mais eficiente energeticamente e mais barato em termos de consumo.

Para tanto, o instituto terá uma plataforma, em que não será gerada somente informação do status do registro da geladeira, mas também associará vídeos informativos para o uso inteligente de refrigeradores, com dicas para o consumidor ficar atento e obter uso eficiente do produto.

As novas classificações presentes são A+++, A++ e A, que indicam os modelos que consomem, respectivamente, menos 30%, 20% e 10% de energia do que o tradicional “A”. As lojas terão prazo de um ano para vender o estoque das geladeiras que ainda possuam a etiqueta antiga.


Banner