Números de casos de covid em crianças aumenta no Brasil

icone-whatsapp
Agência Assembleia
04/07/2022 16h47

Desde o início da pandemia da Covid-19 no Brasil, a doença provocada pelo novo coronavírus já matou 2.500 jovens entre 10 e 19 anos. Só em 2021, foram mais de 1.500 vítimas nessa faixa etária.

Segundo a médica infectologista, Maria dos Remédios, o número chama a atenção por ser a principal causa de mortes em relação a outras enfermidades e pela circulação de uma sub-variante, que é mais transmissível, mesmo com sintomas leves.

“No momento no Brasil temos um número considerável  no país sobre os números de casos de covid-19, especialmente pela circulação da variante omicron que é mais transmissível, onde ela causa predominantemente casos leves em pessoas vacinada, porém isso está levando a internação de crianças menores  de 5 anos de idad por motivo que essa comunidade ainda não foi vacinada”, disse a médica.

Dados preliminares divulgados pelo Boletim Epidemiológico do ministério da saúde indicam que a média de duas mortes diárias se mantem esse ano.  Para se ter uma ideia, entre janeiro e 13 de junho desse ano, o Brasil registrou um total de 291 mortes por covid-19 entre crianças menores de 5 anos.

Em são Luís mesmo com o avanço da vacinação os números chamam atenção com os casos registrados em crianças, segundo a chefe do departamento de epidemiologia da Secretária Estadual de Saúde (SES).

“Desde o início d pandemia, nós tivemos um total de 46 óbitos ocorridos em um publico de 0 a 11 anos. E que a gente tem hoje é um púbico alcançado de 477 mil crianças já vacinadas, desse publico de 5 a 11 anos.”

 


Banner