Programa da PMMA leva prevenção às escolas do estado

icone-whatsapp
Fonte: TV Assembleia
05/07/2022 15h30

Uma iniciativa que tem ajudado, de forma educativa e preventiva, crianças e jovens estudantes em 146 municípios maranhenses. É o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que foi instituído pela Polícia Militar do Maranhão (PMMA) em 2002, conseguindo formar, na época, cerca de 220 crianças.

“O Proerd consiste na atuação do policial militar fardado em sala de aula, através de estratégias preventivas para que aquela criança e adolescente não se envolva com drogas e com o mundo do crime”, resume a capitã Camila Bispo, coordenadora do programa.

Ao todo, a iniciativa já formou 450 mil crianças, entre 9 e 12 anos. “Nesses 20 anos de atuação aqui no Maranhão, o resultado é muito positivo. A gente encontra muitos profissionais que foram alunos do Proerd. Isso é um indicativo de que o programa está tendo sua eficácia”, ressalta a coordenadora.

A metodologia escolhida para as aulas, que ocorrem durante um semestre, tem por base as áreas ou bairros da cidade. São desenvolvidas palestras, atividades práticas e os alunos têm acesso a uma cartilha, com textos e ilustrações, sobre temas pertinentes ao trabalho, como fatores que são o porquê de não se usar drogas.

“Essa cartilha traz os conteúdos das lições, onde tratamos sobre questões como a pressão dos colegas. Trabalhamos também a tomada de decisão responsável. São 10 lições, que vão se completando durante o programa. No final, eles fazem uma redação na qual vão expressar um pouco do que aprenderam”, relata o Sargento Augusto, instrutor do Proerd.

“É importantíssima essa iniciativa. Porque o nosso trabalho dentro da escola é formar, educar, mas a rua ensina outras coisas. Se tivermos um programa que previna isso, é tudo ganho”, afirma a Irmã Armida Terraneo, gestora de escola.

 


Banner