5G estreia no Brasil nesta quarta-feira com ativação de sinal em Brasília

icone-whatsapp
Agência Assembleia
05/07/2022 16h32

O 5G, internet móvel de quinta geração, será liberado em Brasília nesta quarta-feira (6). A capital federal será a primeira cidade do país a receber a nova tecnologia de comunicação. As informações foram compartilhadas nesta segunda-feira (4) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Em participação no evento Teletime Inc, em São Paulo, o grupo técnico da Anatel encarregado de avaliar a desocupação da faixa de 3,5 gigahertz (GHz) aprovou a ativação do sinal 5G na capital federal. Segundo a Anatel, as próximas capitais a terem a tecnologia liberada serão Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo, sem data prevista por enquanto.

A instalação dos filtros foi concluída em Brasília na última sexta-feira (1º), de acordo com a agência. A cidade saiu na frente porque havia por lá menos antenas a serem adaptadas em comparação com as demais capitais. A expectativa é que as operadoras acionem imediatamente as suas redes para que oferecer o 5G aos consumidores.

Ao longo do fim de semana, foram feitos testes com a ativação parcial e controlada do 5G, e, mesmo assim, foram registradas interferências entre o sinal de internet e o de TV, o que exigiu novos ajustes técnicos. A partir da experiência em Brasília, podem surgir novas exigências técnicas a serem implantadas nas próximas capitais.

O prazo em todas as capitais passou para 29 de setembro. O lançamento da rede 5G em Brasília servirá como teste, com a Anatel e as operadoras instalando filtros anti-interferência. Também está prevista a distribuição de decodificadores da Banda Ku à população de baixa renda que usa antenas parabólicas antigas que operam na Banda C.


Banner